Dra. Renata Oliveira Fernandes - C.R.M. 79.532

Rua José de Almeida, 27 Nova Campinas | Campinas/SP | CEP 13092-400 | Fone (19) 3255-2717

logo sculpteur png.png

​Limpeza de Pele

Para manter sua pele sempre limpa e saudável, a limpeza de pele é fundamental. Quando feita de maneira adequada previne danos e alterações da pele.

A limpeza é indicada para todos os tipos de pele. Durante muito tempo, acreditou-se que a única pele a se beneficiar do processo fosse a pele oleosa.

A limpeza de pele oleosa sempre foi recomendada para a remoção de cravos e controle do processo inflamatório (acne).

No entanto, sabe-se hoje que ela pode ajudar na esfoliação das células mortas , recuperando o viço e o frescor de peles normais, secas e oleosas.

A limpeza de pele facial é um procedimento simples, mas que deve seguir as etapas indicadas para cada tipo de pele. Além disso, qualquer procedimento mais intenso só deve ser feito por profissional especializado e treinado. Isso evita marcas ou piora no estado da pele. A indicação de médicos ou a referência de amigos e parentes podem ajudar na escolha da profissional mais indicada para executar seu tratamento de pele.

O procedimento da limpeza de pele facial pode ter variações de profissional para profissional, ou dependendo do tipo de pele. Mas, de maneira geral, a limpeza de pele dura em torno de uma hora e consiste em:

- limpeza inicial com produtos adequados ao tipo de pele (pele oleosa, pele normal, seca ou sensível).- aplicação de vapor, para amolecer os cravos e facilitar sua extração.-extração de cravos, principalmente no caso da pele oleosa.- aplicação de produtos anti-sépticos, cicatrizantes e/ou bactericidas.-aplicação de máscaras calmantes e anti-inflamatórias.

Para as peles oleosas, a recomendação usual é de que a limpeza de pele facial seja feita mensalmente. Sob recomendação de um médico esse período pode ser menor. Peles com cravos que raramente inflamam podem fazer a limpeza de pele a cada três meses, cuidando para que máscaras esfoliantes e anti-cravos sejam utilizadas em casa.

Peles normais e secas também se beneficiam de uma boa limpeza de pele. Ao contrário do que se pode pensar, essas peles podem apresentar-se sem viço e frescor. Isso acontece porque a pele está constantemente se renovando, aproximadamente a cada 28 dias. Mas, muitas vezes, essa renovação não se dá a contento e uma camada de células mortas cobre a face (assim como outras partes do corpo). A esfoliação dessa camada e aplicação de produtos e máscaras calmantes e hidratantes pode devolver o brilho e a maciez de peles normais e secas, propiciando aquela aparência jovem e descansada.

O que todo especialista recomenda é que as pessoas não espremam cravos ou espinhas em casa. Um tônico calmante e adstringente e um hidratante adequado a sua pele são úteis no dia a dia.

 Em hipótese alguma o tratamento de pele em casa deve utilizar fórmulas químicas de peeling facial ou o velho método de apertar com os dedos os cravos.